Institucional

Localização

[ Imprimir ]

[ Fechar ]




Nossa história

Nos anos 70, a Fazenda Rosário, onde está localizada hoje a Usina Açucareira Guaíra, possuía criação extensiva de gado nelore e lavoura.
E foi neste local onde se iniciou o legado do empresário e agropecuarista, Heráclito da Motta Luiz. No auge do Proálcool, em 1979, em conjunto com os filhos, Eduardo Junqueira da Motta Luiz e Otávio Junqueira Motta Luiz, Heráclito decidiu enfrentar o desafio e se engajar neste importante programa alternativo de energia.
Para iniciar o projeto, os empreendedores entraram com 20% do capital e o governo financiou os 80% restantes. Mas para isso, a família ofereceu em garantia ao financiamento quase todas as suas propriedades, um grande desafio na época.

Pedra Fundamental

Em 11 de janeiro de 1981 foi lançada a pedra fundamental de um importante projeto para a cidade de Guaíra: o início da construção da Destilaria Guaíra.
A empresa iniciou suas atividades em agosto de 1982, contando com 1.100 funcionários e uma produção diária de 120 mil litros de álcool.
No início, a empresa enfrentou muitas dificuldades como a falta de mão de obra qualificada.
Mas com trabalho, dedicação e confiança, os obstáculos foram superados e hoje a Usina é considerada modelo em organização, produção e desenvolvimento.
Já em uma nova etapa, em 1993, foi inaugurada a fábrica de açúcar com uma produção diária de 8 mil sacas para o abastecimento dos mercados interno e externo.
Nessa época, a unidade passou a chamar-se Usina Açucareira Guaíra Ltda. Hoje, com 2.700 colaboradores diretos e expressivo número de empregos indiretos, conta com equipamentos de última geração nas áreas industrial, administrativa e agrícola, e o açúcar produzido na Usina é considerado de alta qualidade tendo como principais mercados países da Europa, África, Oriente Médio, além da China e Rússia.

Com grande crescimento e expertise nas práticas agrícolas sustentáveis, a empresa possui 100% de sua colheita mecanizada crua desde 2009, saindo na frente no cumprimento do Protocolo Agro ambiental do Estado de São Paulo.
Atualmente  a unidade possui capacidade de produção diária de 480 mil litros de álcool hidratado ou 420 mil litros de álcool anidro e de 1.000 toneladas de açúcar (20.000 sacas de 50 kg).
Ao longo dos anos, a Usina Açucareira Guaíra tem investindo em qualidade e segurança, contribuído para o bem estar da comunidade e impulsionado a economia do município de Guaíra.

Topo    |    Fechar