[ Imprimir ]

[ Fechar ]




USINA AÇUCAREIRA GUAÍRA CONQUISTA DOIS PRÊMIOS NO
MASTERCANA DESEMPENHO CENTRO-SUL 2015

 Foi realizada na noite do dia 24 de Agosto, no Espaço Golf, em Ribeirão Preto – SP, a premiação do MasterCana Desempenho e MasterCana Social Centro-Sul 2015. O MasterCana, realizado há 22 anos, é a mais tradicional premiação que destaca quem é quem no setor sucroenergético. Com mais de 300 pessoas reunidas, o evento homenageou executivos, personalidades e empresas que se destacaram na busca de um setor sustentável, forte e dinâmico, através de aprimoramento tecnológico, humano e socioeconômico. Os cases vencedores do MasterCana Desempenho 2015 apresentados pela empresa serão discorridos abaixo.  

 

EMPRESA É DESTAQUE EM QUATRO CATEGORIAS NO
PRÊMIO MASTERCANA BRASIL 2015

  Organizado pelo ProCana Brasil, o MasterCana é a tradicional premiação de empresas e profissionais ligados ao setor sucroenergético, que há 27 anos vem reconhecendo o mérito daqueles que trabalham por uma agroindústria canavieira sustentável, competitiva e dinâmica, onde suas três edições são responsáveis por reunir 75% da cadeia produtiva do setor. Mais de 150 pessoas ligadas ao setor sucroenergético estiveram reunidas na noite de 24 de setembro, no Centro de Eventos São Paulo Center, em São Paulo, capital, para a realização do Prêmio MasterCana Brasil, que homenageou as personalidades e empresas do setor sucroenergético que se destacaram ao longo do ano, driblando a crise pela qual passa o setor. Nesta categoria, o Sócio-Diretor da empresa Eduardo Junqueira da Motta Luiz, foi homenageado e está entre as personalidades mais influentes do setor sucroenergético nacional, honraria recebida pela quarta vez. No MasterCana desempenho, a Usina Açucareira Guaíra também foi destaque nas categorias: “Tecnologia Agrícola” pelo 12° ano consecutivo, prêmio recebido pelo Diretor Agrícola Gustavo Villa Gomes; “Saúde Ocupacional” pela terceira vez, prêmio recebido pelas Assessoras de Diretoria, Paula e Sofia Junqueira da Motta Luiz; e “Responsabilidade Ambiental” pela segunda vez, sendo este recebido pelo Engenheiro Ambiental Anderson Faria Malerba. As indicações para compor o seleto grupo dos “Mais Influentes do Setor” são avaliadas e votadas por um comitê formado por profissionais que integram os mais importantes veículos de comunicação ligados ao setor no País, onde se considera a busca pelo aprimoramento tecnológico, humano e socioeconômico da cadeia produtiva da cana-de-açúcar. “A conquista de mais estes prêmios é o resultado de todo um trabalho em equipe perante as atividades no campo, com competência, dedicação e comprometimento. Isso prova acima de qualquer questionamento o benefício das práticas que adotamos e as tecnologias aplicadas e, é também o reflexo da preocupação e compromisso da Usina Açucareira Guaíra com a saúde e segurança de seus colaboradores e em preservar e manter o meio ambiente ecologicamente equilibrado”, disse o Sócio-Diretor da Empresa, Sr. Eduardo Junqueira.

  

PRÊMIO MASTERCANA 2015 TECNOLOGIA AGRÍCOLA

 A Usina Açucareira Guaíra conquistou o premio nesta categoria pelo 12° ano consecutivo, como destaque no país a utilizar de forma eficiente às tecnologias disponíveis, como: inovação com o certificado de pesagem digital, otimizando e reduzindo custos no processo de entrada de cana na usina através da integração de sistemas (SAP;ICOL:IPOP;IFROTA); sistemas de planejamento em todos cenários do processo com regras indicando insumos adequados; apontamento de operações via GPRS; agricultura de precisão: GPS em 100% do plantio e 30% da colheita, que há 07 safras é 100% mecanizada crua; aplicação de corretivos de solo em taxa variável; equipamentos de alta tecnologia, contribuindo no aumento da produtividade; parcerias com empresas do governo, multinacionais e faculdades através de pesquisas para evolução de manejo, processos e desenvolvimento de produtos e tecnologias. O prêmio MasterCana Desempenho Centro Sul foi recebido pelo Sócio-Diretor Eduardo Junqueira da Motta Luiz e o MasterCana Desempenho Brasil foi recebido pelo Diretor Agrícola da empresa, Gustavo Villa Gomes.

 

PRÊMIO MASTERCANA 2015 RESPONSABILIDADE AMBIENTAL

 Preocupada com a preservação do meio ambiente e a regularização de suas propriedades, a Diretoria da Usina açucareira Guaíra, iniciou em 2004 um intenso trabalho de georreferenciamento em áreas próprias, realizando o levantamento de área agricultável, preservação permanente, vegetação remanescente e cursos d’água. Com estas informações, após 11 anos de trabalho, foi possível realizar a certificação junto ao Instituto de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e posterior averbação do georreferenciamento nas matrículas dos imóveis. Ao longo destes anos e paralelo a este trabalho, foi criado pelo Departamento de Meio ambiente da empresa, o Programa de Reflorestamento, Conservação de Matas Ciliares e Adequação Ambiental das Propriedades Rurais, com o intuito de proteger e manter o ambiente ecologicamente equilibrado, realizando:

Reflorestamento: consciente da importância de conservar, proteger e recuperar as Áreas de Preservação Permanente, a empresa está com 100% de suas áreas recuperadas, onde já foi realizado o plantio de aproximadamente 400.000 mudas de árvores de espécies nativas, que fazem a proteção de nascentes, represas e matas ciliares.

• Conservação de Matas Ciliares: a conservação das matas ciliares reduz os efeitos de possíveis enchentes, mantém a qualidade e a quantidade da água e auxilia a manutenção da fauna e flora local. Consciente da importância ecológica destas áreas, temos realizado algumas ações de conservação, como: a construção de aceiros de no mínimo 10 metros entre as áreas de preservação e áreas agricultáveis próprias, arrendadas e fornecedores; proteção das nascentes; apoio a programas ambientais de recuperação e conservação das Áreas de Preservação Permanente; participação efetiva de campanhas em prol do meio ambiente realizadas na região; e a proibição da caça e pesca predatórias em todas as áreas administradas pela Usina.

• Ações de fomento florestal: promove incentivo para o aumento da cobertura vegetal nas áreas de produtores de cana (parceiros e fornecedores); apoio técnico quanto à inscrição no CAR (Cadastro Ambiental Rural), averbação de reserva legal e ao comprimento das legislações ambientais vigentes.

•Ações Socioambientais: acreditamos que através de práticas de responsabilidade socioambiental é possível alcançar um desenvolvimento sustentável, com menos danos ao meio ambiente e mais igualdade social. A empresa promove ações de educação ambiental voltadas aos colaboradores da empresa e a comunidade da região, levando ao conhecimento do público a conscientização ambiental, atitudes sustentáveis, comemoração de datas ambientais e dicas para a preservação do meio ambiente. Procuramos envolver principalmente as crianças da rede de ensino do município nas atividades em comemoração as datas ambientais.

• Adequação Ambiental das Propriedades Rurais: com todas as propriedades georreferenciadas e devidamente inscritas no Cadastro Ambiental Rural (CAR), concluímos em 2015 a averbação da Reserva Legal em 100% das áreas próprias da empresa, e acreditamos ser a primeira Usina no Brasil a cumprir esta exigência do Código Florestal Brasileiro (Lei n° 12.651 de 25 de maio de 2012). As ações realizadas garantem como resultado a sustentabilidade da empresa, onde os recursos naturais de hoje são utilizados de maneira racionais, de modo que as futuras gerações também possam ter acesso a eles.


 


Fechar