[ Imprimir ]

[ Fechar ]


 

A Usina Açucareira Guaíra foi contemplada com o
Prêmio MasterCana Centro Sul de 2010
na categoria Tecnologia Agrícola

MasterCana é uma tradicional premiação setorial que, há 20 anos, vem reconhecendo o mérito daqueles que trabalham por uma agroindústria canavieira sustentável, pujante e dinâmica, premiando pessoas e organizações que se destacam na busca pelo aprimoramento tecnológico, humano e sócio-econômico do setor sucroalcooleiro. Pelo 7º ano consecutivo a Usina Açucareira Guaíra recebeu no último dia 30 o Prêmio Mastercana Centro/Sul 2010 – Tecnologia Agrícola, conferido à empresa do setor Sucroalcooleiro que se destaca no uso e desenvolvimento de novas tecnologias empregadas na cultura da cana de açúcar. Em se tratando de tecnologia, a Usina Açucareira Guaíra desponta como empresa que faz uso desta em todas as etapas do processo produtivo da cana de açúcar, da análise de solo das propriedades até a colheita. O uso da tecnologia na amostragem de solo engloba desde a localização dos pontos a serem amostrados até a elaboração dos mapas e aplicação de corretivos em taxa variável. No plantio, a utilização de GPS (Piloto Automático) permite um melhor aproveitamento da área agricultável com a geração de linhas de cana paralelas, reduzindo o desperdício de insumos e o pisoteio durante as operações subseqüentes de tratos culturais e colheita.
Além do uso do GPS, o mais novo processo tecnológico em implantação na Usina Açucareira Guaíra, é o sistema de plantio com a utilização de minitoletes, doravante conhecido por PLENE, que vem para substituir o plantio manual e mecanizado, hoje com elevado consumo de muda, sendo a 1ª Usina do mundo a contratar esta tecnologia da multinacional Syngenta. A utilização de equipamentos de alto rendimento (pulverizadores e aplicadores de adubo autopropelidos) nas operações de tratos culturais também é uma característica tecnológica da Usina Açucareira Guaíra, permitindo a execução destas operações a um custo reduzido. A colheita que a três anos é toda mecanizada crua, atualmente conta com o uso de GPS nas colhedoras, permitindo melhor rendimento operacional principalmente no período noturno e em canaviais que estão acamados, reduzindo as perdas de matéria prima e a compactação nas linhas de cana, garantindo maior longevidade do canavial. No gerenciamento de informações, outras tecnologias são empregadas como computadores de bordo em toda frota, uso do sistema SAP na oficina mecânica com o emprego de palms no campo para o controle de peças e serviços empregados na manutenção dos equipamentos. Para a Usina Açucareira Guaíra o emprego de ferramentas tecnológicas permite gerir as atividades executadas ao longo do processo produtivo da cana de açúcar, de maneira eficiente e rápida, conferindo rentabilidade auxiliando no desenvolvimento do setor sucroalcooleiro e do Brasil.
 O prêmio Mastercana Centro/Sul 2010 – Tecnologia Agrícola é o resultado do trabalho árduo da Usina Açucareira Guaíra que tem como premissa o crescimento sustentável, alicerçado no desenvolvimento social, respeito ao meio-ambiente e a produção agrícola.


Fechar